Saiba tudo sobre ripados na arquitetura

Queridinhos do momento, os ripados ou painéis ripados fazem bonito nas fachadas, nas áreas externas e na arquitetura de interiores.
Neste texto te apresentamos os principais materiais e possibilidades de uso deste elemento super alinhado com a arquitetura contemporânea.

O que são ripados?

As ripas são peças estreitas e compridas, em madeira, MDF e outros materiais (PVC, poliestireno, metal, entre outros), unidas por um elemento comum (seja um painel ou guias transversais) em arranjos verticais, horizontais ou inclinados. Os ripados ou painéis ripados podem ser utilizados em elementos como portas, painéis, elementos vazados, revestimentos, entre tantas outras aplicações. 

 

Por que usar?

Além de bonitos e atemporais, os ripados permitem vários desenhos e podem ser utilizados em diversas cores, dependendo do tom da madeira escolhida. 

São uma forma contemporânea de usar a madeira nos ambientes e um recurso versátil para a arquitetura, pois permitem valorizar a altura ou pé direito de um ambiente, separar de forma discreta, valorizar mobiliários, aplicar iluminação, ocultar uma porta, entre tantas outras aplicações, que o tornaram o “queridinho” do momento na arquitetura. 

 

Como usar?

Em fachadas

No lado externo, os ripados podem fazer as vezes de revestimento, brises, venezianas ou até mesmo elementos decorativos. 

Na decoração de interiores

Na arquitetura de interiores e na decoração, os painéis ripados não têm limites. Por serem muito versáteis e atemporais, suas aplicações são muito variadas. 

A madeira com tons mais naturais tende a ser mais atemporal e por isso dura mais.

Elementos verticais sujam com menos facilidade e aparentam aumentar o pé direito (altura) dos ambientes. 

Algumas ideias de uso dos ripados: 

  • Cabeceiras: quando usados como cabeceira, podem ir até o forro ou ser de meia altura 
  • Portas: usados para ocultar ou revestir portas internas 
  • Painéis de TV 
  • Divisões de ambientes
  • Escadas
  • Revestimento 
  • Portas ou painéis deslizantes
  • Forros 

Materiais

Além da tradicional madeira natural e do MDF revestido em tons de madeira, hoje há muitos fornecedores oferecendo soluções mais tecnológicas e de baixa manutenção, além de revestimentos criativos, que simulam o ripado, facilitando seu uso e reduzindo seu custo, como é o caso do MDF Brise da Duratex

Arkos tem uma linha completa de ripados para interiores e exterior com materiais de madeira ecológica compostos de 50% madeira e 50% plásticos que não requerem pintura e são de baixa manutenção. 

Já a Santa Luzia tem uma linha de ripados somente para ambientes internos e ripados de encaixe, todos em poliestireno. 

Simone Fraga é Arquiteta e Urbanista, Especialista em Construções Sustentáveis e pós graduanda em Coordenação e Gestão de Projetos em BIM, atua na área de projetos desde 2008.

Gostou deste post?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkedin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário