Saiba como as arquitetas da Nesta especificam porcelanato

O porcelanato é um dos materiais queridinhos da construção atualmente e, apesar de ser muito utilizado, percebemos que nossos clientes ainda têm muitas dúvidas na hora de escolher. Então resolvemos contar como especificamos porcelanato em nossos projetos e ainda reunimos dicas das nossas especialistas, que aplicam porcelanato em suas obras há mais de 14 anos.

Entenda as diferenças

Para começar, achamos importante você entender as diferenças entre os materiais, já que existem vários tipos de porcelanatos.

Ouvimos bastante de nossos clientes que viram um porcelanato igual a este ou aquele em promoção em algum lugar. Fique atento!! Nem sempre é o mesmo material.

CATEGORIASTÉCNICOESMALTADO
Não recebe nenhuma camada de esmalte na sua superfície, por isso, é conhecidos popularmente como “toda massa” ou “massa única”.Tem uma camada superficial de esmalte aplicada sobre a peça, que pode ter diferentes tipos de acabamento: liso, brilhante, fosco.
CLASSESAC
É o piso padrão de todas as marcas, ou seja, o piso que passou no controle de qualidade, classificado como padrão normal de cor, textura, tamanho e acabamento.É chamado de piso C ou Comercial o piso que tem pequenas manchas ou diferenças na tonalidade. São as peças com mesmo material e resistência dos materiais A, mas que não passaram no controle de classificação por pequenos defeitos, portanto, de melhor preço.  
ACABAMENTO DAS BORDASRETIFICADOBOLD
O que diferencia o porcelanato retificado dos demais é o acabamento de borda. Apresenta bordas mais regulares e precisas, podendo receber acabamento com juntas de 1 a 2m. Para chegar nesse efeito a peça é retificada, ou seja, tem suas bordas cortadas, e por isso é mais regular.O acabamento bold é mais natural e, por isso, tem bordas mais arredondadas e podem apresentar maior variação em suas dimensões, o que exige maior quantidade de rejunte para compensar possíveis irregularidades no tamanho e no formato das peças, de 3 a 4 mm.
ACABAMENTO DA SUPERFÍCIE/ APLICAÇÃOPOLIDONATURALEXT
Sua principal característica é o brilho, que dependendo do acabamento e da cor podem ter um aspecto quase espelhado.Podem ser usados em paredes e pisos internos, sempre tendo o cuidado em áreas como box e áreas de banho para evitar quedas, pois são os mais lisos.  Tem acabamento acetinado, ou seja, nem brilho, nem áspero. É de fácil limpeza e menos escorregadio que o polido. Pode ser usado em todos os ambientes, tendo o cuidado em áreas externas muito expostas à chuva para não ficarem escorregadios.É anti-derrapante e tem a superfície áspera e acabamento totalmente fosco. São recomendados somente para áreas externas.
CORESEm cada padrão, algumas cores ou texturas são mais usuais, veja as principais:
lisos e marmorizadoslisos, levemente texturizado, cimentos, madeirados e marmorizadostexturas mais próximas de pedras, lisos e madeirados

Como escolhemos?

Passo 1: Tamanho das peças x tamanho do ambiente

Conforme o tamanho e o uso do espaço, precisamos especificar o piso e as paredes mais adequados. Sempre calculamos o tamanho das peças que melhor se adequam a área e às medidas de cada espaço para evitar quebras e desperdícios de material.

Os formatos variam de 60×60, 60×120, 20×120, 80×80, 90×90, 100×100, 120×120 e muitos outros. A tendência atualmente é usarmos peças maiores, mas nem sempre é a melhor opção em ambientes pequenos.

DICA DAS ARQUITETAS: peças maiores requerem mão de obra especializada para assentá-las com perfeição e o custo da colocação também aumenta. Das peças grandes, as de 80×80 e 60×120 tem o melhor custo-benefício de aplicação, principalmente para grandes áreas. E nada impede você de ter um detalhe especial com peças maiores em uma área menor, como em um banheiro ou até mesmo na sua sala de estar ou quarto, desde que a parede tenha medidas que comportem uma peça maior, sem muitos recortes.

Passo 2: Pelo uso e segurança

Definimos o acabamento da superfície de acordo com o uso, pensando não somente em beleza, mas em limpeza e segurança.

Áreas externas sempre recomendamos o acabamento EXT; em banhos e boxes, preferencialmente pisos acetinados. O brilho fica para as paredes e ambientes secos, onde não há risco de escorregar. E para grandes áreas de piso em ambientes sem umidade, como salas e living, o acetinado também é sempre uma boa opção, pois é mais atemporal que o polido.

DICA DAS ARQUITETAS: ambientes como banheiros e varandas podem precisar de pisos menos escorregadios, por isso dê preferência pelo porcelanato natural ou EXT. No entanto, o piso EXT ou externo é mais difícil de limpar, então tenha em mente que mesmo em áreas externas, pisos muito claros podem precisar de limpeza com lava-jato para que fiquem bem limpos e o rejunte pode ter que ser substituído de tempos em tempos. 

Passo 3: Pela cor e o estilo  

Conforme o efeito desejado, é possível utilizar diversas opções de cores e formatos para dar a ideia e a sensação do espaço que se busca.

Lembramos que a cor e o estilo são decisões emocionais e ligadas ao gosto de cada cliente, por isso, nesta etapa, sempre prevalece nas nossas escolhas o que fará o morador do futuro espaço mais feliz.

Faça a você mesmo as perguntas que fazemos aos nossos clientes:

1-    Quando você imagina este espaço, este revestimento te trará uma sensação de bem-estar?

2-    É muito claro? 

3-    É muito escuro?

4-    Combina com os móveis e objetos?

5-    Você busca simplicidade ou sofisticação?

DICA DAS ARQUITETAS: o que está em alta em nossos projetos atualmente são produtos com alta durabilidade, ou seja, produtos de qualidade, e cores e texturas mais neutras, que tornam seus ambientes mais bonitos e modernos por mais tempo. 

Aqui a nossa lista de algumas de estilos de texturas favoritas que são encontradas em todas as marcas, com as texturas “best sellers” em porcelanatos no momento: 

MADEIRADOS – ARAUCÁRIA ESCURA PORTOBELLO
CIMENTÍCIOS – BERLINER SAND PORTOBELLO
 
 
RELEVO – WHITE DOBRADURAS MIX PORTOBELLO
MARMORIZADOS – MICHELANGELO PORTOBELLO
MARMORIZADO – MARE D’AUTUNNO PORTOBELLO

Este texto foi elaborado com consulta a outros sites e nossa experiência profissional. Se quiser saber mais, leia também:

Tipos de porcelanato: veja quais são os melhores para usar em toda a casa

Todos os materiais mencionados podem ser encontrados no Site da Portobello.

Para receber mais conteúdos como este inscreva-se no no nosso mailing, publicamos novidades toda a semana. 

 

Simone Fraga é Arquiteta e Urbanista, Especialista em Construções Sustentáveis e pós graduanda em Coordenação e Gestão de Projetos em BIM, atua na área de projetos desde 2008

Gostou deste post?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkedin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário