Qual a melhor pedra para sua pia de cozinha?

 


Você sempre sonhou em ter uma bancada de cozinha branca, que não mancha e é durável?

Sim, ela existe! Neste texto vamos falar um pouco sobre os tipos de pedra que podem ser utilizados na pia de cozinha, quais as características de cada uma e, como não poderia deixar de ser, se elas são sustentáveis.

Existem muitas opções de materiais e dentro de cada um, uma variedade enorme de cores padrões e texturas. Se formos considerar somente a questão estética, fica difícil escolher, porém, com alguns condicionantes técnicos e de sustentabilidade, essa tarefa se torna um pouco mais fácil.

Pode parecer uma escolha simples, mas definir que tipo de pedra vamos usar na pia da cozinha, do banheiro ou da área gourmet é uma tarefa que requer um conhecimento técnico mais aprofundado. Pelo fato das pedras, tanto naturais como artificiais, normalmente terem uma vida útil longa, é importante analisar alguns critérios como resistência, manutenção e sustentabilidade para não termos que trocar em pouco tempo.

Opções do mercado

As opções mais conhecidas são o granito, o mármore e o quartzo. Porém o mercado tem apresentado algumas alternativas importantes de serem consideradas como o porcelanato, o quartzito e o neolith por exemplo.

Vamos falar um pouco de cada um:

Granito

Mais facilmente encontradas na natureza e com boa resistência – são os mais utilizados. Apresentam diversas opções de cores, o granito é uma rocha formada de um ou mais minerais, onde seu nome originalmente “granum”, em latim, significa grãos, descrevendo perfeitamente sua aparência.

Mármore

É uma pedra naturalmente mais porosa e, por isso, menos resistente, não sendo muito indicada para bancadas de cozinha – principalmente nas cores claras. O mármore é muito utilizado na arquitetura por sua beleza e por apresentar uma grande variedade de cores e texturas. Possui alta durabilidade e resistência à ruptura. Porém, requer certos cuidados quanto à sua limpeza e manutenção.

Quartzo 

O quartzo é o segundo mineral mais abundante da Terra e para chegar na sua casa em formato de bancada ele passa por um processo industrial, cuja composição representa 90% ou mais deste mineral em sua totalidade, misturado à resina e a outros pigmentos. É um produto que não apresenta porosidade, comum nas rochas naturais e por isso é de fácil limpeza e durabilidade.

Porcelanato

Pode ser utilizado em cozinha, banheiros, churrasqueira e combina com vários estilos, pois toda variedade de cores e texturas disponíveis para os pisos e revestimentos pode ser aplicada nas bancadas. Porém, os de massa única são mais recomendados para as bancadas, pois apresentam a mesma cor nas laterais e na superfície. Possui boa resistência a impacto, porém deve ser bem estruturada por sua espessura menor que as demais pedras.

Quartzito

É uma pedra natural assim como mármore e granito, que conta com uma infinidade de cores. Ele é tão bonito quanto o mármore, porém mais resistente que o granito. Tolera grandes mudanças de temperatura sem sofrer alteração da estrutura ou transmitir calor, o que permite seu uso em áreas de piscina. É uma pedra muito dura e difícil de ser extraída da natureza, mas com o avanço da tecnologia tem ficado mais acessível, inclusive no preço.

Neolith

Pode ser usado em bancadas, revestimentos e até em fachadas. É produzido com matérias primas 100% naturais como quartzo, feldspato, silício, mica e óxidos minerais que são misturados e prensados. Possui altíssima resistência aos desgaste e à manchas e nenhuma porosidade. Suporta tanto as altas quanto as baixas temperaturas e aos produtos de limpeza. Por não ter resinas na sua composição, não emana substâncias nocivas ao ambiente.

Uma dica importante para as pedras naturais como o granito e o mármore: elas vem com uma proteção de fábrica que as deixam mais impermeáveis, mas com o tempo ela se desgasta e requer nova aplicação. A manutenção deve ser feita com hidrofugante que pode ser aplicado por você mesmo, com um rolinho. Você deve passar a primeira demão em um sentido e a segunda no outro. Para as pedras mais porosas podem ser aplicadas 3 demãos. Em pias de cozinha deve-se repetir a aplicação a cada 6 meses.

Sustentabilidade

Por último, mas não menos importante, vamos falar um pouco da sustentabilidade destes materiais. Infelizmente, para os sustentáveis de carteirinha, nenhum deles atende totalmente os requisitos de eco friendly. Tanto as pedras 100% naturais quanto as industrializadas causam impactos ao meio ambiente, seja na extração ou no seu beneficiamento.

Contudo, um estudo da Universidade de Stuttgart revelou que o granito, pedra natural é extremamente sustentável quando comparado com os outros revestimentos de pavimentos.

Na categoria de impacto do Potencial de Aquecimento Global (GWP), a produção e instalação de lajes de pedra natural mostra claramente um equivalente de CO2 menor do que quando comparado aos outros tipos de revestimento.

 

Nos Estados Unidos existe a Norma Nacional Americana, ANSI / NSC 373 – Produção Sustentável de Rochas Ornamentais Naturais, que foi desenvolvida como parte dos esforços contínuos de várias partes interessadas para documentar e melhorar o perfil de sustentabilidade da produção de rochas ornamentais naturais. As partes interessadas envolvidas no desenvolvimento do Padrão incluem produtores de pedras, fabricantes, usuários finais, como arquitetos, agências estaduais responsáveis por práticas de aquisição de produtos ambientalmente preferíveis, acadêmicos e outras partes interessadas.

O Padrão de Sustentabilidade de Pedra Natural (ANSI / NSC 373) examina e verifica várias áreas de produção de pedra natural; melhorando efetivamente a linha de base para o desempenho ambiental da pedra natural. Além disso:

  • Reconhece e impulsiona as práticas de sustentabilidade na indústria de rochas ornamentais naturais.
  • Estabelece um conjunto de métricas ambientais, ecológicas, de responsabilidade social e de saúde humana bem definidas por meio de uma abordagem baseada na ciência de múltiplas partes interessadas, reconhecida pelo movimento de construção verde como um indicador de liderança em desempenho de sustentabilidade.
  • Fornece uma oportunidade importante para educar os principais membros das profissões de design e construção, usuários finais, governo e grupos de defesa do meio ambiente sobre a produção de produtos de rochas ornamentais naturais.

O que torna a pedra natural sustentável, segundo o Natural Stone Council é:

  • Água: uso mínimo de água doce no processamento e garantia de boa qualidade da água sendo liberada de volta para o meio ambiente
  • Energia: operações de eficiência energética com impactos de baixo carbono
  • Custódia e Transporte: eficiência do transporte e manuseio de pedra
  • Cadeia de Custódia: uma cadeia ininterrupta de organizações certificadas desde a pedreira até o usuário final
  • Produtos Químicos e Materiais: gestão segura de produtos químicos dentro das operações e prevenção de produtos químicos da lista vermelha
  • Excesso de Materiais: baixas quantidades de excesso de material processado e resíduos sólidos que vão para aterros sanitários
  • Inovação: promovendo a melhoria contínua e a transformação da indústria
  • Gerenciamento do local: planos de medição específicos do local para garantir uma gestão responsável dos impactos ambientais
  • Recuperação de terras: recuperação responsável e sustentável de locais de pedreira, uma vez que as operações tenham cessado
  • Saúde e Segurança Humana: planos para garantir que os trabalhadores tenham um ambiente de trabalho seguro e saudável
  • Governança corporativa: responsabilidade social por meio de regulamentos do local de trabalho e programas para funcionários / comunidade

A boa notícia é que existem no mercado práticas e materiais sustentáveis para suas bancadas da cozinha, banheiros ou afins. A ruim é que eles ainda não são comuns no mercado brasileiro. No entanto, achamos importante mencioná-los mesmo assim, pois informação nunca é demais! Então confira abaixo 5 produtos especiais, lindos e sustentáveis:

Durapalm

Material feito na totalidade de coqueiros não produtivos, possui resistência superior a da madeira carvalho.

Durapalm (Fonte: Greentopia)

EcoTop

Material feito de fibras de bambu e de madeira, papel reciclado e resina a base d’água. Apesar de ser composto por papel reciclado, possui diversas cores claras e tons escuros mais estáveis, que não desbotam com facilidade. Devido a resina transparente, possui uma boa durabilidade, pouca porosidade, e é resistente a manchas e riscos.

Ecotop. (Fonte: Remodelista)

Fuez

Feito com vidro reciclado, pedras, conchas e cinzas volantes, o material apresenta maior durabilidade que o mármore. Além de utilizar cerca de 70% de materiais reciclados, sua cadeia de produção também adota posturas sustentáveis, com sua indústria alimentada na totalidade por energia eólica. São diversas opções de granulometria e cores, dependendo das características dos componentes.

Fuez (Fonte: Greentopia)

IceStone

Composto de 70% de vidro reciclado, cimento Portland e pigmentos não-tóxicos, sem COV’s. Possui uma grande gama de cores, desde as mais neutras até as mais ousadas. A principal característica desta bancada é sua resistência a manchas e ao calor.

Icestone (Fonte: Elemental Green)

 

Squak Mountain Stone

É um material de fibro-cimento, composto por papel e vidro reciclados e cimento de baixo carbono, que foi criado para substituir bancadas de pedras naturais. Os tampos são moldados in loco e ficam com um aspecto de pedra sabão ou calcário. Sua resistência se assemelha a do mármore, por isso, deve-se tomar cuidados extras contra riscos. Caso ocorram de forma leve, o material pode ser polido e recuperado. Há 6 opções de cores diferentes, entre tons de cinza, bege, marrom e verde.

Squak Mountain Stone (Fonte: Sunset)

Pensou que o texto era só sobre pias de cozinha? Ufa!

Ter uma bancada bonita e de qualidade não é uma tarefa tão simples, mas acreditamos que, com as informações certas, pode ficar um pouco mais fácil. Esperamos que tenha funcionado pra você! 🙂

 

Deise De Conto é Arquiteta e Urbanista, Especialista em Reabilitação Ambiental Sustentável, atua na área de projetos desde 2000.

 

Fontes de pesquisa: Gra2003 | Greentopia | Natural Stone Council | Neolith | Alicante | Apartament Therapy | Alicante

 

Gostou deste post?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkedin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário