Os 4 principais benefícios de construir em Light Steel Frame

Já imaginou executar sua casa em até 1/3 do tempo, ter uma obra tranquila e ainda ter um espaço extraordinário para morar, mais quentinho no inverno, eficiente e sem patologias como infiltrações e mofo, tão comuns em nossa região?

Então vem com a gente nesse post sobre os 4 principais benefícios de construir em Light Steel Frame que identificamos ao longo de nossa trajetória de mais de 10 anos desde que começamos a estudar e trazer esse sistema para a nossa querida Serra Gaúcha.

Sabemos que ainda há muito a melhorar na construção civil, mas alguns problemas vão além do simples fato de tornar uma obra melhor ou pior. O que nos surpreende desde os tempos da faculdade até hoje é que os problemas mais comuns às obras convencionais são considerados normais!

Por mais incrível que possa parecer, problemas das obras convencionais como os listados abaixo são considerados NORMAIS pela grande maioria das pessoas:

  • Obra artesanal: além de estarem sujeitas à grande margem de erro, ficam expostas à vulnerabilidade do conhecimento do pedreiro, do servente e de outros profissionais de mão de obra, alguns com pouca ou nenhuma especialização.
  • Desperdício: a alta geração de resíduos é decorrente da mão de obra pouco especializada e também da falta de padronização dos materiais.
  • Materiais sem padronização: com exceção do concreto usinado, algumas estruturas pré-moldadas e do aço, os materiais empregados na construção civil convencional não são padronizados. Tijolos, blocos cerâmicos, telhas possuem grande variação de tamanho, resistência e qualidade.
  • Obra úmida: toda a construção é feita à base d’água, o que faz com que a obra seja úmida desde a construção, facilitando o aparecimento de patologias.
  • Prazo e orçamento incertos: ao orçar uma obra convencional, não é possível prever distorções no orçamento como alteração do preço de insumos ao longo do prazo da obra, desperdício, alterações introduzidas no projeto durante a execução, entre outras.

Nós já passamos pela experiência pessoal e também junto com alguns clientes que optaram por fazer uma obra convencional e podemos dizer que não é nada fácil! O stress que uma obra envolve, seja com a mão de obra, com os investimentos, com as decisões a serem tomadas ao longo do caminho e o resultado muitas vezes abaixo da expectativa geram muitos conflitos.

Em nossa opinião, praticamente nenhuma família está preparada para o fator EMOCIONAL que uma obra envolve.

Recentemente, os sistemas secos surgiram como uma alternativa viável em um momento de crise de sustentabilidade e custo na construção. No Brasil, já são utilizados há mais de 15 anos. O que diferencia o momento atual é que os sistemas secos foram incorporados ao nosso mercado e não são mais apenas meras inovações.

A norma que regulamenta o sistema já está em processo de consulta pública e isso traz muitas vantagens para o crescimento desta forma de construir no Brasil. A NBR 16970-1 – Light steel framing — Sistemas construtivos estruturados em perfis leves de aço conformados a frio, com fechamentos em chapas delgadas vem para colocar um fim ao fator inovação no sistema.

Apenas para termos ideia da importância desta norma, ela deve minimizar e até eliminar alguns empecilhos para o financiamento imobiliário de obras no sistema light steel frame.

Porque viramos Nesta

Iniciamos nossa trajetória em 2006, quando buscávamos fazer a melhor arquitetura possível, com o menor impacto ao meio ambiente. Em 2013, a partir do momento em que entendemos a redução do impacto ambiental e os benefícios proporcionados pelos sistemas à seco em relação às obras convencionais, resolvemos abraçar essa mudança e iniciamos a reformulação da nossa marca. Criamos então a Tuti Arquitetura + Verde, que agora evoluiu e se tornou a Nesta Espaços Extraordinários.

Relançamos nossa marca para entregar uma solução completa para obras residenciais e comerciais de pequenos e médio porte. Isso só foi possível pois desde então temos fornecedores para toda a cadeia da construção, desde o projeto estrutural, os complementares, materiais e insumos e mão de obra para execução.

Motivadas pela sustentabilidade, ainda em 2013, escolhemos o sistema Light Steel Frame para dirigir uma fase da nossa empresa.

Hoje, com a Nesta, esperamos entregar obras extraordinárias nesse sistema que é líder em diversos países na construção de residências, lojas e edifícios de até 4 pavimentos.

E agora, é claro, os 4 principais benefícios de construir nesse sistema:

  1. Emprega mão de obra especializada: reduzindo distorções de projeto, desperdícios e aumenta a certeza de resultado e custos.
  2. Sua produção é industrializada: isso reduz de forma drástica a produção de resíduos. Além disso, reduz a margem de erros no canteiro. A padronização de materiais, como placas cimentícias e de gesso, permite uma paginação regular dos materiais, impactando do resultado estético e financeiro da obra, pois reduz o desperdício.
  3. A obra é seca: o baixo emprego da água faz com que a obra tenha muito menos patologias e ainda seja mais confortável e seca no inverno.
  4. O orçamento e o prazo são mais precisos: com a industrialização, o preço dos componentes do sistema é exato e o prazo de execução tem mais controle e precisão.

O Light Steel Frame se tornou um “produto de linha” em nosso escritório em 2013, quando passamos a contar com 

  • Projeto de arquitetura especializado para o sistema
  • Fornecedor do projeto de engenharia + cálculo estrutural + aço
  • Fornecedores de materiais para a obra a seco como um todo (emplacamentos industrializados, sistemas de fixação, tratamentos de juntas, etc.)
  • Mão de obra treinada e supervisionada pela fábrica

Isso sempre foi uma preocupação para nós, porque sustentabilidade também tem a ver com a cadeia de produção de um bem e com a segurança com que ele pode ser oferecido.

Em 2021, a Nesta veio com ainda mais inovações para entregar obras de maior qualidade e precisão:

  • Criamos nosso método de projetos DEFINIÇÃO >> DESENHO >> ENTREGA que garante alta resolução do projeto desde o início para validar o Estudo de Viabilidade Financeira antes de qualquer aprovação legal ou contratação de serviços
  • Adotamos a filosofia BIM de projetos, que consiste num processo colaborativo que resulta em uma modelagem de projetos voltados para previsibilidade e exatidão na execução
  • Estamos em constante busca por soluções a seco de materiais e sistemas construtivos para cada dia entregar um maior número de opções e obras ainda melhores.

Os benefícios que vemos em fazer obras melhores vão além do que se pode enxergar.

Pensamos que cada detalhe faz a diferença, não apenas para nós, mas para você e para o nosso planeta.

Desde a nossa primeira obra, em 2013, realizamos vários projetos de clientes que compraram a ideia de morar de forma mais sustentável apostando num sistema que é amplamente empregado em países como Estados Unidos, Canadá, Chile e Alemanha. Já são quase 50 obras executadas, que nos orgulham muito das escolhas que fizemos desde 2010, quando começamos a sonhar com este modelo de negócio inovador para a construção e para as pessoas.

Está pensando em construir? Fale com a gente?

Cadastre-se em nosso site para receber em primeira mão todas as novidades do mundo da Arquitetura, Sustentabilidade, Construção a Seco, saúde e bem estar em ambientes construídos.

Simone Fraga é Arquiteta e Urbanista, Especialista em Construções Sustentáveis e pós graduanda em Coordenação e Gestão de Projetos em BIM, atua na área de projetos desde 2008.

Gostou deste post?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário