Fachadas de casas que amamos

Amamos fachadas! Elas expressam a personalidade da casa e dos seus moradores, além de apresentar a construção ao seu entorno – composição essa que pode (e deve) ser harmônica, assim colaborando de forma positiva com o local em que está inserida. 

Por isso, hoje vamos falar das fachadas que amamos e te ajudar a escolher a sua dentre os estilos mais desejados atualmente. 

Você sabia que a escolha do estilo pode impactar até no custo da obra? Explicamos um pouco sobre isso em nosso e-book Guia da Construção Sustentável em Light Steel Frame

Para começar essa conversa, achamos importante você saber que toda a casa que projetamos chega para nós como algumas demandas em comum: 

  • a casa é sempre a realização de um sonho
  • deve ser linda aos olhos dos moradores 
  • tem muitas personalizações, para se adequar ao estilo de vida de cada pessoa quem viverá nela
  • tem um orçamento alvo para ser realizada
Por isso, é bem importante entendermos como atender o check list de cada futura família que busca um lar. Como normalmente esta busca parte de imagens do espaço extraordinário desejado, criamos este material sobre os estilos mais em alta no momento e as vantagens e desvantagens de cada estilo, do ponto de vista da execução e custo da obra. 

Estilos

São muitos os estilos arquitetônicos existentes, mas como toda a decisão que precisa ser tomada antes do projeto começar, cada um deles tem prós e contras: vamos falar aqui dos mais pedidos por nossos clientes em sua busca pela moradia ideal.

Contemporâneo

Estilo marcado por linhas retas, formas puras e detalhes com materiais e texturas em cores mais neutras. Geralmente é marcado pela combinação de planos lisos ou texturizados de cores claras com pedra ou madeira. Neste estilo, está muito em alta o uso de esquadrias pretas.

Imagem: Shutterstock

VANTAGENS

Por suas formas puras, é simples de executar em qualquer sistema construtivo, levando em consideração materiais e mão de obra disponíveis atualmente, sem grandes diferenciais técnicos, desde que siga um projeto racional.

DESVANTAGENS

O uso de combinações de revestimentos, com esquadrias que vão do piso ao teto, muitas vezes coloridas (em geral pretas), eleva o custo de acabamentos externos e janelas. 

Casas Tradicionais, Rústicas ou de Campo 

São casas marcadas por elementos simples, com telhados aparentes em telhas de barro ou concreto, beirais com forros aparentes de madeira, com paredes rebocadas, texturizadas ou em tijolos aparentes. Geralmente usam esquadrias em formatos e tamanhos mais tradicionais, em tons de madeira ou brancas. 

Fonte: https://www.trendhunter.com/

VANTAGENS

Por ser um estilo muito familiar a todos, são casas simples de executar em praticamente todas as técnicas construtivas e, por seus materiais serem simples, tendem a ser mais acessíveis para comprar e mais fáceis de utilizar pela mão de obra contratada.

DESVANTAGENS

Por ser um estilo mais conservador, podem perder o valor de mercado mais rapidamente, mas não há grandes desvantagens construtivas para este estilo. Caso escolha um sistema a seco de construção, como o light steel frame e o wood frame, recomendamos uma telha mais leve, para evitar reforços (e custos) desnecessários na estrutura.

Estilo Americano

As casas americanas caíram recentemente no gosto brasileiro. São casas com fachadas mais decoradas, incorporando detalhes como molduras em beirais e janelas. O telhado mais utilizado é em telha shingle e, quanto mais detalhes ele tiver, mais charmosa a casa fica. As janelas geralmente são de tamanhos menores, mas utilizadas em maior quantidade, e muitas casas utilizam um recurso estético chamado pinázio para deixar as janelas quadriculadas, sem abrir mão de sistemas mais eficientes de esquadrias, como as de PVC. Revestimentos e detalhes em materiais como pedra natural também são bem vindos neste estilo. 

Fonte: acervo Nesta - Projeto Autoral

VANTAGENS

Quando há opção por um sistema construtivo a seco, como o light steel frame ou o wood frame, este estilo tem inúmeras vantagens, principalmente em relação ao usos dos materiais próprios para estes sistemas serem mais facilmente adaptados ao modelo. Materiais como os sidings com acabamentos lisos ou imitando madeira facilitam a mão de obra e o acabamento. 

DESVANTAGENS

O número de detalhes desejável para este estilo, eleva o custo com este tipo de fachada. No entanto, há possibilidade de manter a simplicidade e as vantagens proporcionadas pelo estilo. Na dose certa, pode ser uma ótima escolha. 

Estilo Minimalista

O minimalismo é mais do que um estilo arquitetônico, e por isso vem sendo incorporado como um estilo de vida nos últimos anos. Vem da premissa de que “menos é mais“, preconizada pelo arquiteto alemão Ludwig Mies Van Der Rohe (1886-1969), um dos grandes mentores do assunto. É caracterizado por grandes vãos em concreto, fechados com vidros, mínima variedade de materiais e muita limpeza visual. 

Fonte: tuacasa.com.br

VANTAGENS

Por seus grandes vãos em concreto e  grandes planos envidraçados, é uma arquitetura que exige menos tipos de materiais na obra. 

DESVANTAGENS

Apesar da aparente simplicidade, os grandes vãos de concreto e os grandes planos de vidros geram custos com estrutura e esquadrias maiores que todos os demais estilos citados. A sua execução requer equipes especializadas por exigir acabamentos de alto padrão, pois em geral o concreto é deixado aparente. Além disso, a falta de paredes opacas requer sistemas de climatização e elementos de privacidade (cortinas/ brises ou persianas) muito bem planejados para que deixem a casa confortável. 

Agora que você já sabe como escolher a fachada da sua casa dentre os estilos apresentados, que tal acessar mais algumas ideias de fachadas? Acesse nosso Pinterest, lá criamos uma pastinha de fachadas bem lindas para te ajudar a escolher a sua. 

 

Simone Fraga é Arquiteta e Urbanista, Especialista em Construções Sustentáveis e pós graduanda em Coordenação e Gestão de Projetos em BIM, atua na área de projetos desde 2008

Gostou deste post?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkedin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário