Engenheiro conta como são as fundações para o Light Steel Frame

Você que nos acompanha, sabe que o Light Steel Frame é nosso sistema construtivo principal. 

Já fizemos inúmeras palestras e visitas guiadas em nossas obras para levar o conhecimento para consumidores, estudantes e profissionais da arquitetura e quando iniciamos uma visita, normalmente começamos explicando como são as fundações e quais as características específicas para atender ao sistema. 

Bem, é sobre este assunto que vamos falar hoje. 

Quando falamos em Light Steel Frame, logo pensamos em construção rápida e leve e isso afeta diretamente nas fundações. Para o sistema de construção a seco, em nossa região, normalmente usamos de dois tipos: convencional (sapatas, pilares, vigas e laje) ou radier.

Pelo fato de não termos muitos pavimentos e o peso por metro quadrado ser baixo, (em média, a construção com em Steel Frame pesa 250Kg/m² contra 1.250Kg/m² da Construção Convencional – alvenaria) a fundação mais utilizada para o sistema é o radier.

O Radier

Radier é um tipo de fundação superficial caracterizada por uma laje de concreto armado que recebe as cargas da edificação e distribui sobre uma grande área do solo. Possui normalmente entre 10 e 20 cm de espessura.

 
 
Foto: Acervo Nesta

Tecnicamente falando, muitos fatores influenciam no tipo de fundação que será utilizada em uma construção, como resistência do solo, número de pavimentos, projeto arquitetônico, entre outros. 

Separamos a seguir, 5 perguntas que fizemos para nosso engenheiro civil* sobre as fundações para Steel Frame:

1- Qual o tipo de fundação mais indicada para o Steel Frame?

Em qualquer obra, o correto a fazer é um estudo do solo no local, por intermédio de sondagens ou análises das propriedades do solo, mas em geral, o radier atende bem às demandas do steel frame.

2 – Por que o radier é bastante utilizado nesse sistema?

O radier é um tipo de fundação fácil e de rápida execução, além de ser barato comparado ao sistema de sapatas, blocos e estacas quando bem dimensionado.

3 – O que influencia na escolha do tipo de fundação para o steel frame?

O principal fator a ser avaliado do steel frame, são as cargas provenientes da estrutura e como estas serão dissipadas no solo, além disso, diferente dos sistemas convencionais de concreto armado com alvenaria de vedação, o steel frame já vem pronto da indústria, trabalhando com precisão milimétrica nas peças, ou seja, a fundação adotada precisa seguir o perímetro do steel frame com pequena taxa de erro no esquadro da fundação.

4 – Como é feito o radier?

O radier segue o mesmo conceito de uma laje convencional, com a diferença de ficar apoiado diretamente no solo. O solo precisa ser compactado antes da execução do radier e preparado com uma lona e brita, para servir de leito para o concreto do radier. 

Leito com lastro de brita. Foto: Acervo Nesta

A armação do radier, diferente da maioria das lajes convencionais, é feita com malha dupla, podendo ser comprada pronta em qualquer loja de material de construção, dando agilidade e economia na execução da obra.

Armadura para o radier. Foto: acervo Nesta
5 – Quando NÃO é possível utilizar o radier como fundação no Steel Frame?

Terrenos que possuem grandes diferenças de nível inviabilizam a utilização do radier. Para edificações com mais de quatro pavimentos ou muito carregadas não se recomenda o uso do radier sem o estudo adequado do solo.

Também é importante mencionar que as tubulações elétricas e hidráulicas devem ser colocadas abaixo do radier com saídas na laje antes da concretagem, evitando assim que sejam feitos cortes e furos na base já executada. 

Tubulações e esperas antes da concretagem (Foto: Acervo Nesta)

Em geral, como todo o sistema de construção a seco, as fundações também costumam ser mais simples e o radier se apresenta com vantagens em relação às fundações convencionais, as quais podemos citar: o baixo custo, a redução de mão-de-obra e a rapidez na execução.

De qualquer forma, é sempre importante avaliar cada caso e ter uma equipe técnica especializada para desenvolver o projeto e a obra. Na Nesta, você encontra tudo isso. Vem com a gente fazer sua obra extraordinária!

 

Deise De Conto é Arquiteta e Urbanista, Especialista em Reabilitação Ambiental Sustentável, atua na área de projetos desde 2000.

*Giusephe Tael Much é Engenheiro Civil formado pela FSG (Centro Universitário da Serra Gaúcha) e trabalha com a Nesta desde 2019. 

Gostou deste post?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário