8 Respostas para as principais perguntas sobre light steel frame

Se você ainda está em dúvidas se este sistema é para sua casa, aqui vão algumas respostas que podem te ajudar. 

Na hora de construir podem surgir dúvidas que nos fazem pensar duas vezes antes de fazer algo novo e, se este é o seu caso, esse post é para você.

Para quem ainda tem dúvidas sobre o sistema light steel frame, vamos responder às 8 perguntas mais frequentes que nos fazem sobre o sistema.

#1 – Minha casa terá mofo ou umidade?

Não! A construção em light steel frame é chamada de obra seca por uma razão: a montagem da obra acontece sem o emprego de água. As placas que fazem as vedações são parafusadas sobre a estrutura de aço e, mesmo que seja utilizado um revestimento externo argamassado, como pastilha, pedra ou porcelanato, por exemplo, a umidade não terá contato nenhum com a superfície interna da parede.

Além disso, a barreira contra umidade aplicada nas paredes pelo lado externo faz com que elas ‘respirem’, mas não permite a entrada de umidade.

Como em toda a obra, a umidade gerada nos ambientes internos, decorrentes dos vapores do banho e do cozimento de alimentos deve ser removida através de ventilação natural ou forçada.

#2 – É seguro? E se alguém tentar quebrar a parede?

Sim, a obra em steel frame é tão segura quanto a de alvenaria. A resistência estrutural das placas cimentícias e de OSB, muito utilizadas em paredes externas, é compatível com a resistência de materiais como o tijolo. A diferença entre sistemas é que o light steel frame é um sistema de múltiplas camadas, onde as paredes recebem a aplicação de diversas placas. Se alguém tentar quebrar uma parede provavelmente precisará de atendimento médico, ou seja, não tente isso em casa! 😛

A saber: A sigla OSB vem do inglês e corresponde a Oriented Strand Board, que significa Painel de Tiras de Madeira Orientadas. Trata-se de um produto de grande resistência mecânica, versatilidade e qualidade absolutamente uniforme, que por suas características é tratado como um painel estrutural. Saiba mais no site da LP Brasil.

A placa cimentícia é um produto industrializado e com 5 anos de garantia. Para saber mais, entre no site da Brasilit.

#3 – Posso fazer uma lareira ou churrasqueira?

Sim. No sistema construtivo em perfis de aço de leve, também conhecido como light steel frame, os materiais usados para lareiras e churrasqueiras são os mesmos da obra convencional: após feita a estrutura em aço, o interior da lareira ou churrasqueira é revestido com placas cimentícias que darão sustentação aos materiais convencionais, como o tijolo comum, o tijolo refratário e o isolamento térmico (lã de rocha). Para conduzir gases e fumaça, recomenda-se a instalação do duto em funilaria, executado da mesma forma que nas lareiras e churrasqueiras tradicionais.

#4 – Steel frame custa mais caro que alvenaria convencional?

Não. O sistema steel frame tem custo equivalente às obras convencionais de mesmo desempenho. Em obras de alto padrão, o light steel frame é equivalente em custo com obras convencionais, pois o sistema é considerado de padrão mais alto, por seus materiais de alta qualidade, fabricação padronizada, garantia de produtos e industrialização.

Quando falamos em desempenho, nos referimos às qualidades térmicas e acústicas da sua casa, ou seja, para ter o mesmo tipo de isolamento, você precisa gastar mais em obras convencionais, o que torna o light steel frame um sistema mais inteligente, pois usa menos materiais e estrutura mais leve para atingir o mesmo desempenho que só conseguiríamos em uma casa de alvenaria com paredes duplas. 

#5 – Posso usar qualquer tipo de revestimento ou acabamento?

Sim. O sistema aceita revestimentos tanto internos quanto externos idênticos ao que você usaria em uma obra convencional. Podem ser usados pedra, porcelanato, madeira, pintura, textura, papel de parede, enfim, qualquer material.

#6 – E o gesso, aguenta peso? Vou poder pendurar quadros, prateleiras e móveis suspensos?

Depende. Se nas suas paredes internas for utilizado apenas o gesso, a carga pode ser distribuídas em buchas específicas para drywall (gesso acartonado), que recebem até 50kg / bucha.  Hoje já temos também placas mais resistentes e de maior espessura, como a placa fortíssima de 15mm. 

Quando as paredes recebem OSB ou Compensado, o peso pode ser colocado de forma distribuída em vários pontos da parede, exatamente como na alvenaria. 

Em quaisquer dos casos, sempre que for preciso maior resistência, a fixação pode ser feita diretamente sobre o perfil.

Quer saber como fazer? Aqui tem um vídeo sobre fixação de objetos em placas de gesso.

#7 – Como a estrutura é leve, ela é menos resistente ou segura do que a alvenaria?

Não. Pelo contrário: em matéria de segurança estamos acrescentando alguns itens à obra:

  • 1º. Responsabilidade técnica sobre o cálculo completo da obra: na obra convencional não há cálculo para as alvenarias, salvo quando forem do tipo estrutural. No light steel frame, toda a estrutura é calculada e há um responsável técnico por seu projeto.
  • 2º. Resistência contra ventos: por se tratar de um sistema desenvolvido para eventos extremos, como furacões e tornados, o sistema resiste sem romper paredes ou lajes quando exposto à cargas extremas de vento ou movimentações de terra.

Não se convenceu? Assista este vídeo que simula um abalo sísmico com as duas tecnologias construtivas, steel frame e convencional.

#8 – Se eu já tenho um projeto, ele pode ser construído em steel frame?

Sim! Mesmo se o seu projeto já estiver concluído ou em andamento é possível executá-lo em light steel frame. Em alguns projetos são necessários apenas alguns pequenos ajustes técnicos, que podem ser feitos por nós. Contate-nos!

Mas há um grande benefício técnico e econômico ao projetar já pensando nos detalhes estruturais para o sistema, por isso é sempre um ótimo investimento contratar um profissional especializado no sistema para fazer o seu projeto. 


Simone Fraga é Arquiteta e Urbanista, Especialista em Construções Sustentáveis e pós graduanda em Coordenação e Gestão de Projetos em BIM, atua na área de projetos desde 2008.

Gostou deste post?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkedin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário